Sobre o Egoismo

0
230

Sobre o Egoismo é um texto da cantora Tamiris Casotto que é um verdadeiro soco na boca do estômago do Narcisismo. A leitura é cortante e provocativa. Um texto maduro e instigante. Tenha uma boa leitura…

Parece que os autorretratos renascentistas pintados a óleo, muito antes das fotos filtradas e supersaturadas do Instagram, davam sinal da avalanche que se aproximaria nas décadas seguintes. O antropocentrismo impulsionou nosso ego feito um foguete.

A satisfação imediata do meu sexo, da minha vaidade, da minha fome é o que importa. Nesse cenário o outro passa a ser muleta. É nele que me realizo nas necessidades imediatistas e assim que findam, adeus. O contexto dos afetos não é nada promissor. Bauman morreu gritando isso. 

A reconsideração da filosofia que norteia as relações humanas, só acontecerá quando percebermos que os desejos são insaciáveis até que a morte chegue. O problema é que os colocamos no lugar errado. Desejos são motores que nos impulsionam para experiências maiores, não deveriam ser a finalidade. Se permanecermos assim, terminaremos num frustrante ciclo de quereres e só.

Sobre a autora:

Tamiris Casotto é escritora esporádica que busca o autoconhecimento a partir de suas vivências, cantora, atriz e engenheira.

Comentários

Comentários