A mulher moderna é uma escrava da liberdade?

19
1077

“Sou mulher, tenho desejos, planos, vontades tais como os homens. Você, mulher moderna, é aquela pervertida. Você que na balada só lhe faltam conferir os dentes, porque todo o corpo é o primeiro dos pré-requisitos”.

A liberdade abstrata das mulheres

Tamiris Vescovi Casotto

Quando a Lei Áurea foi sancionada pela princesa Isabel, fato esse, inclusive, bastante conveniente para o presente texto, residia ali um momento festivo e muito aguardado por todos os escravos. A conquista da tão esperada liberdade soava como novo tempo e com ele, novas possibilidades. Esse surgia como uma luz tão intensa que por ora lhes cegou. Mas a retina logo se adequa às novas condições de luminosidade e só então é possível começar a ver algumas silhuetas. A imagem passa a ter formas e a fazer mais sentido para outras interpretações. O que parecia de fato não era.
Os escravos se viram livres em um contexto nada favorável. Caíram em desgraça. Marginalizados, não tinham como se sustentar. Por tempos carregaram nas costas fardos e mais fardos de café, cana, mas não conseguiram suportar o fardo que a liberdade os trouxera. Triste. Ter tanto nas mãos e não poder usufruir com dignidade daquilo tudo que lhes aguardava. Triste.
Eu como mulher da sociedade que queimou os sutiãs, que saiu da cozinha e foi para os escritórios, que se sustenta e também sustenta aos filhos, encontro-me no mesmo ambiente hibrido dos escravos recém-libertos. O contexto não ajuda. Não temos a liberdade de fato. Temos a liberdade presente num discurso preciso nas bocas e vacilante nos pensamentos.
Sou mulher, tenho desejos, planos, vontades tais como os homens. Mas vejo que ainda não suportam nossa alforria. Julgadas no silêncio dos olhares. Você, mulher moderna, é aquela pervertida. Você, por tantas vezes, é aquela que lava os pratos do almoço, e que homem algum fará a gentileza de lhe lavar os seus também. Você que na balada só lhe faltam conferir os dentes, porque todo o corpo é o primeiro dos pré-requisitos. Você que se equilibra nos saltos altos e com os pés apertados deixa de dançar como gostaria e volta para casa com os calos. Seus vestidos justos e curtos por vezes lhe impediram de andar confortavelmente, de sentar como bem quisesse. Nossa retina ainda se adequa. Tenho o alvará em minhas mãos e muita penumbra pela frente.
À todas as mulheres, o meu respeito.

Tamiris Vescovi Casotto tem 27 anos e é Engenheira sanitária atualmente, atriz informalmente e pensadora constantemente.

 

Comentários

Comentários

19 COMENTÁRIOS

  1. Biotherm溫泉保濕 從早到晚維持肌膚的保濕度,減低外在環境變化和內在因素的影響,Biotherm 升級版Aquasource保留清爽啫喱質地,注入高濃度的水源再生因子,結合高效鎖水成分甘露醣,持久保濕,鎖緊水分,滲透至肌底激活更新和調理細胞,讓肌膚保持水潤亮澤。Total Eye Revitalizer糅合保濕配方與抗浮腫及醒膚複合物,其冰感質地即時帶來降溫效果,早晚配合微循環按摩手勢,有效去浮腫,提亮眼部,減淡黑眼圈,撫平眼周乾紋。於晚間肌膚細胞保養與修復的最佳時機,敷用啫喱霜狀的Night Spa,面膜採用微碎油技術,透

  2. I don’t know if it’s just me or if perhaps everybody
    else experiencing issues with your blog. It looks like
    some of the text in your posts are running off the screen.
    Can somebody else please comment and let me know if this is happening to them
    as well? This might be a issue with my web browser because
    I’ve had this happen previously. Thank you

  3. Greetings! I’ve been following your weblog for a long time now and finally got
    the courage to go ahead and give you a shout out from Atascocita Tx!
    Just wanted to mention keep up the good job!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here