Lula arregou da presidência e pode disputar o Senado

0
492

Lula arregou da presidência? Este é o assunto mais comentado nos círculos internos do PT. Segundo correligionários próximos ao petista ele deve concorrer a uma vaga pelo Senado disputando pelo estado do Piauí.

A ascensão de Bolsonaro e a divisão da esquerda com Ciro Gomes, Marina Silva e Manuela D´ávila podem ter feito Lula desistir da corrida presidencial. Da mesma forma que Aécio Neves, Lula pode ter mudado o alvo de sua disputa para assegurar o foro privilegiado por 8 anos. Aécio depois de ler pesquisas eleitorais que o colocavam em quinto lugar na disputa por uma vaga ao Senado passou a mirar a vaga de deputado federal. Lula por sua vez pode ter desistido da presidência pela vaga de Senador.

A disputa pelo Senado se dará no estado do Piauí. A escolha foi estratégica pois este é o estado que mais se identifica com o PT nas eleições. Em 2014 os votos em Dilma alcançaram a marca de 70,8%. Seria uma eleição garantida com margem de votos que pode chegar a 90%. Desta maneira Lula estaria protegido da Justiça por 8 anos em função do foro privilegiado dos senadores. Como já possui 72 anos ao final do mandato teria 80 anos e viveria assim uma vida inteira longe da cadeia.

O que é o foro privilegiado?

O foro privilegiado – o nome tecnicamente correto é foro especial por prerrogativa de função – é um mecanismo pelo qual se altera a competência penal sobre ações contra certas autoridades públicas. Ou seja, uma ação penal contra uma autoridade pública é julgada por tribunais superiores, diferentemente de um cidadão comum, julgado pela justiça comum. Não há como negar que o foro privilegiado é uma quebra do princípio de que todos são iguais perante a lei e que, portanto, estão submetidos a ela da mesma forma.

Comentários

Comentários