Bolsonaro contratou professor particular de Economia

0
787

Bolsonaro está recebendo aulas particular de Economia. Depois de ser constrangido pela apresentadora Mariana Godoy durante uma entrevista e ter viralizado um vídeo onde aparentava desconhecimento sobre aspectos fundamentais da economia, ele decidiu se aprofundar no assunto para construir argumentações para as próximas entrevistas e debates.

O presidenciável Jair Bolsonaro, deputado federal pelo PSC do Rio de Janeiro contratou o professor Adolfo Saschida para lhe dar aulas de economia básica, informa a coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

Saschida é pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e filiado ao DEM. Vale destacar que, na semana passada, uma entrevista de Bolsonaro à jornalista Mariana Godoy em seu programa de entrevistas na RedeTV  ganhou destaque nas redes sociais. O deputado disse que não entende muito de economia, em um contexto em que foi questionado sobre o “tripé macroeconômico”, composto por taxa de câmbio flutuante e metas de inflação e fiscal. “Quem vai falar de economia por mim é minha equipe econômica do futuro”. Ao ser questionado se ele está montando a sua equipe, Bolsonaro disse que sim, mas não citou nomes.

Os adversários estão mirando no pouco conhecimento de Bolsonaro sobre Economia para mirar as críticas e ataques pessoais. Quem mais tem se valido desta estratégia é o prefeito João Dória. Freqüentemente ataques ao estilo povão de Bolsonaro tentam colocá-lo como um despreparado para ocupar o maior cargo do poder público no Brasil.

Adolfo Sachsida

Possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2000). Realizou seu pós-doutorado com o professor Walter Enders na University of Alabama. Lecionou Economia na University of Texas – Pan American e foi consultor short-termdo Banco Mundial para Angola. A convite da Japan International Cooperation Agency (JICA), visitou o Japão para um intercâmbio com experts japoneses sobre modelagem macroeconômica. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em modelos econométricos. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo, de acordo com Faria et al (2007) um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de Economia.

 

Comentários

Comentários