Aécio diz “Não torço pela prisão de Lula”

0
453

Aécio afirmou em sua primeira entrevista após ser denunciado por corrupção que não torce pela prisão de Lula e que pensa em novamente se candidatar a presidente em 2018.

Em sua primeira entrevista exclusiva após ser denunciado por corrupção e obstrução da Justiça com base na delação doGrupo J&F, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) armou
ao Estado que não se pode descartar uma nova candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. “Depois de um determinado período, em junho, quando as convençõessão realizadas, acho difícil impedir uma candidatura presidencial.”

Já que o sr. descarta disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, para qual cargo pretende concorrer no ano que vem?
Não há hipótese da Câmara. Não faria sentido. Teremos uma candidatura para ser contraponto ao governo do PT. O caminho natural é o Senado.

Será uma eleição sem doação empresarial. Como pretende financiar sua campanha?
Defendi que nós deveríamos manter o financiamento empresarial. Coube ao Estado financiar as campanhas.

O sr. foi vaiado na convenção do PSDB. Sentiu um clima hostil por parte de ex-aliados? 

Se existiram insatisfações, não cheguei a ouví-las. Mas considero natural que
possa ter ocorrido.

Lula consegue se candidatar?
Deve-se trabalhar com a possibilidade do Lula candidato. Não é apenas a decisão do TRF da 4.ª Região, mas os recursos que ele ainda pode entrar. Depois de um determinado período, em junho, quando as convenções são realizadas, acho difícil
impedir uma candidatura presidencial.

O sr. chegou a dizer que a “falência da política” explicaria uma possível pré-candidatura do Luciano Huck à Presidência. Ele, por sua vez, disse que estava decepcionado com o sr.

Depois de algum tempo, eu voltei a conversar com ele. Restabelecemos uma relação. O que eu quero em relação ao Luciano e a qualquer outra pessoa é uma oportunidade de apresentar minha defesa sem prejulgamento.

O que achou do agendamento do julgamento do recurso de Lula no TRF-4 para janeiro? O ex-presidente FHC disse que prefere enfrentar Lula nas urnas do que vê-lo preso. Eu não torço pela prisão do Lula. Não torço pelo que ele representou para o País.
Precisamos restabelecer um clima minimamente respeitoso.

Comentários

Comentários